quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FREAKONOMICS - Fazer o que... Tem que ler né...

Primeiramente, eu quero aproveitar este espaço para agradecer imensamente nossa amada Universidade por nos enfiar goela abaixo mais uma obrigação. Agora temos que ler este livro na imagem acima e fazer comentários sobre seu conteúdo.

O livro vem com uma frase que sugere algo de totalmente novo: "O lado oculto sobre tudo que nos afeta." Na verdade, não é tão oculto. Muitas das verdades ocultas (ou escondidas por alguém) são do conhecimento de muitos "pilantras" que perambulam mundo-à-fora, como, por exemplo, o fato do corretor de imóveis demorar mais tempo para vender sua própria casa do que a de seu cliente. Isso se explica pelo fato do corretor esperar pela valorização de sua casa, enquanto que a de seu cliente, quanto antes for vendida, mais rápido ele receberá sua comissão. Essa é realmente uma verdade, ou um lado, tão oculto assim?
Algumas revelações, como a descoberta da relação da legalização do aborto com a baixa no índice de criminalidade, são de extrema importância. Apesar que botar a culpa em quem mal acabou de nascer parece um tanto quanto incompreensível. O livro supõe que o fato de uma criança nascer em um ambiente familiar desestruturalizado faz aumentar as chances de uma criança tornar-se marginalizada socialmente.


Eu gostaria que o livro citasse qual é a relação do alto índice de consumo de drogas entre jovens de famílias bem constituídas, de classe média e classe média alta.
Seria por eles terem sidos criados por suas babás, e não por seus pais?
Seria por sua alta alienação à anúncios publicitários, modas e ondas sociais?
Seria por eles acreditarem piamente que realmente nasceram só para serem felizes à qualquer custo?
Ou o que ? ? ?

" O criminoso é quem executa o crime, mas é a sociedade quem o prepara..."



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário