Os processos variam quanto às demandas de produção, eficiência e flexibilidade. Quando essas condições não são atendidas, é possível afirmar de saída que existe margem para aprimorá-lo, mesmo que uma reengenharia radical não seja recomendada. Assim:
1. A simplificação de um processo pode redundar em melhorias significativas sem modificar a sua estrutura básica. Não é raro descobrir que 90% ou mais do tempo usado em atividades não essenciais é gasto nas fronteiras entre departamentos.
2. Por outro lado, a reengenharia implica em mudanças radicais. Isto pode significar a reforma e reformulação de processos individuais, de toda a empresa ou das relações entre fornecedores e consumidores.
Assim, podemos estabelecer algumas diferenças básicas entre simplificação e reengenharia:
1. A simplificação geralmente resulta em mudanças graduais e não em transformações radicais.
2. A Reengenharia procura introduzir mudanças radicais.
Na prática, as duas abordagens formam um contínuo e podem se superpor. O que é radical para algumas pessoas pode parecer trivial para outras. A escolha entre simplificação e reengenharia vai depender da situação e da circunstâncias:
Com um tempo, melhoramentos constantes podem superar um salto ocasional. Em um mercado dinâmico, um programa de RPE, realizado de cinco em cinco anos pode não ser suficiente.
Por outro lado, mesmo o melhor programa de melhoramentos graduais pode ser superado por uma inovação revolucionária.
Idéias revolucionárias, que levam mudanças radicais, podem ocorrer tanto no setor de serviços como no setor de produção. Mudanças como essas podem ocorrer independentemente da RPE que, em si mesma, não é um requisito necessário nem suficiente para a introdução de inovações nas empresas ou no mercado.
Características Gerais da Reengenharia: O foco da reengenharia em processos e atividades que agregam valor. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa A aplicabilidade da reengenharia aos líderes de mercado, bem como aos seguidores. A reengenharia como veículo para o fortalecimento dos funcionários. Ela enfoca o aperfeiçoamento do valor oferecido ao cliente, algo com que os clientes se importem e pelo que estarão dispostos a pagar o valor agregado. A melhoria na medida de processo "tempo de resposta de pedidos", é importante, mas, definitivamente, a reengenharia mede seu efeito líquido em termos de resultados de lucratividade. O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia. Pelo contrário várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário